onde o lixo entope o mar

IMG_20141201_170754093_HDR Ontem, o Fantástico exibiu uma reportagem sobre o lixo que flutua na Baía de Guanabara, umas das mais lindas do mundo. E onde serão realizadas as competições de vela das Olimpíadas de 2016. É triste ver o esgoto e outras formas de poluição tomando conta do mar. No litoral do Paraná, em dezembro de 2014, coletei em poucos minutos todas essas porcarias e resolvi fazer esta foto na praia deserta da ilha de Superagui. Um lugar paradisíaco, quase inabitado, mas onde o mar lança à praia o que recebe do continente. Todo o tipo de embalagens plásticas, de vidro, materiais de isopor e outros derivados do petróleo, que provocam a morte prematura de peixes, aves e outros animais. Os moradores da ilha contam que tripulantes de grandes navios que passam ao largo da costa lançam ao mar garrafas, latas de óleo e de comida e até roupas. E a gente sabe que por mais inóspita, deserta e distante que seja a ilha, a sujeira, materiais que poderiam ser reciclados são jogados nas ruas das cidades, terrenos baldios. Depois, são carreados pela chuva para os rios e vão parar no mar. Triste. O lixo está na nossa conduta, na nossa falta de educação, no nosso comportamento que não demonstra nenhuma preocupação com o destino que devemos dar a tudo que já usamos e aparentemente não nos serve mais.

Avatar de Desconhecido

About fernandoparracho

Jornalista com mais de 30 anos de experiência, fazendo uma transição para a vida rural. 🌱🏞️ Mas ainda atuando na comunicação, criação de roteiros e textos de vídeos, gravação de reportagens, produção de vídeos institucionais, materiais de divulgação, locução, apresentação de eventos e congressos.
Esta entrada foi publicada em "Time and a word", Meio ambiente, Meu Paraná, Um tempo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário