O último farol

Quando se fala dos extremos do Brasil, se costuma usar a expressão “do Oiapoque ao Chuí”. Bom, nunca fui ao Oiapoque, mas já estive no Chuí. Aí está ele (foto), o arroio Chuí, na fronteira sul do país. Do lado direito é Uruguai, à esquerda começa (ou termina) o Brasil. A foto foi tirada no alto do Farol do Chuí, onde estive em 1998, trabalhando no Globo Ecologia. Gravamos com o repórter cinematográfico Sérgio Vertis, o auxiliar técnico Ricardo Cardoso (o saudoso Cuca) e a produtora Scheila Bezerra um programa sobre os faróis do litoral sul. O Chuí era o último farol comandado por um faroleiro civil. Naquela época, militares da Marinha estavam assumindo o controle dos faróis brasileiros.

Já estive no extremo norte, no Monte Caburaí, mas isso eu conto outra hora.

Sobre fernandoparracho

Jornalista com mais de 30 anos de experiência, fazendo uma transição para a vida rural. 🌱🏞️ Mas ainda atuando na comunicação, criação de roteiros e textos de vídeos, gravação de reportagens, produção de vídeos institucionais, materiais de divulgação, locução, apresentação de eventos e congressos.
Esse post foi publicado em "Time and a word", Meio ambiente, Um tempo, um lugar e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s