O nome da paz

com Virginia Leite, seu jaleco de trabalho e o rol de medalhas

Virgínia Leite é uma daquelas mulheres por quem você se apaixona na hora. Doce, meiga, carinhosa, mas também dura, brava, mandona. Saiu de Irati, onde era professora na década de 1940, sem hesitar diante da possibilidade de servir ao Brasil no front italiano na Segunda Guerra Mundial. Foi enfermeira da FEB, num hospital de campanha montado para atender feridos nas batalhas. Entrevistamos Virginia para o Projeto FEB Brasil-Itália. Depois de quase uma hora de conversa, ela levantou-se com dificuldade, apoiada em duas muletas, sem aceitar ajuda (“amanhã você não vai estar aqui para me ajudar”, disparou…) e foi até um outro cômodo do apartamento onde mora no centro de Curitiba. Voltou depois de alguns minutos, apoiada na dignidade e na honra de ser quem é, exibindo as medalhas no jaleco branco de enfermeira. É difícil encontrar palavras para traduzir a emoção daquele momento. Uma mulher, brasileira, enfermeira, veterana de guerra, mostrando de forma singela o que é ser herói, o que é ser um exemplo de vida, de serviço, de dedicação e amor. Nesta quarta-feira, dia 23 de novembro, o Museu do Expedicionário de Curitiba comemora 60 anos. Estarão lá alguns expedicionários, alguns dos nossos heróis da Segunda Guerra. Mas Virginia não estará, tal a dificuldade que tem de enfrentar a artrite que lhe rouba os movimentos, que lhe causa tanta dor. Virginia, seu trabalho, sua luta, sua trajetória de vida já estão na história para sempre. Amamos você, Virginia.

Sobre fernandoparracho

Jornalista com mais de 30 anos de experiência, fazendo uma transição para a vida rural. 🌱🏞️ Mas ainda atuando na comunicação, criação de roteiros e textos de vídeos, gravação de reportagens, produção de vídeos institucionais, materiais de divulgação, locução, apresentação de eventos e congressos.
Esse post foi publicado em "Time and a word", Colegas e amigos, Projeto FEB Brasil-Itália, Um tempo, um lugar e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O nome da paz

  1. analu disse:

    Linda e merecida homenagem a esta guerreira que hoje nos deixou para se encontrar com o Pai.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s