Atrás da melhor imagem (um Brasil distante)

O repórter cinematográfico Walcir Veiga nas alturas

Estávamos em Querência do Norte, no nordeste de Mato Grosso, bem perto do Parque Nacional do Xingu. Sobrevoávamos a fazenda e Walcir pediu ao piloto pra tirar a porta do avião. Foi um vôo tranquilo, a baixa altitude, o piloto contou que estava acostumado, já que o plantio de sementes de pastagem era feito de avião! A propriedade pertencia ao empresário Pelerson Penido, mineiro radicado em São Paulo, onde fêz fortuna graças a muito talento e trabalho. Era imensa: 70 mil hectares. Voava-se 40 minutos para dar a volta em toda a área. Metade pasto, metade floresta amazônica intocada. Tinha 18 retiros para um rebanho numeroso de gado nelore. Era uma cidade, com igreja, hidrelétrica, fábrica, dezenas de casas para os funcioários e nos retiros afastados energia solar, tv com parabólica e conforto para as famílias dos empregados. O “doutor” Pelerson tinha na época 83 anos. Mas não era fácil acompanhá-lo nas lidas da fazenda. Homem de disposição impressionante para a idade. Walcir, eu e Jota Manoel, nosso auxiliar técnico ficamos uns 2 dias lá. Rodamos tudo. Fizemos uma grande matéria para a TV Centro América. E soubemos que um dos retiros, uma antiga sede da fazenda, tinha sido uma pista de pouso e uma base militar na luta contra a guerrilha do Araguaia. Descemos ali, fizemos algumas imagens. Deu arrepios só de pensar que aquele lugar foi palco de uma guerra civil contra a ditadura. Um dos mais fortes focos de resistência armada contra os militares.  Foram meses de perseguição aos guerrilheiros. Um deles chegou a trabalhar na fazenda, sem ser identificado. Nunca mais voltei lá, mas tenho curiosidade de ver como está hoje o Rio Suiá-Missú, que cortava boa parte da propriedade.

Sobre fernandoparracho

Jornalista com mais de 30 anos de experiência, fazendo uma transição para a vida rural. 🌱🏞️ Mas ainda atuando na comunicação, criação de roteiros e textos de vídeos, gravação de reportagens, produção de vídeos institucionais, materiais de divulgação, locução, apresentação de eventos e congressos.
Esse post foi publicado em Colegas e amigos, Dasantiga, Meio ambiente, Um tempo, um lugar e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s