Triste traste

A tristeza é, ao longo do tempo, motor e matriz de muitas obras de arte. Na nossa música, é musa de muitos sambas, de muitas canções. A bossa nova imortalizou este sentimento a partir de composições que se referiam a ele com uma certa nobreza, um ar de respeito, quase veneração. Um mal necessário. Já que é inevitável ficar triste, que seja fonte de criação, de fazer nascer outros sentimentos a partir da tristeza. Não existe tristeza que sempre dure, pois a felicidade pode estar à espreita!

“A tristeza é senhora, desde que o samba é samba é assim…”, disse Caetano Veloso na canção entoada com Gilberto Gil, no disco Tropicália 2. Só pra citar um exemplo, porque são muitos. Agora, o mesmo Caetano alicerça na tristeza uma marchinha sutil, quase cantiga de ninar, em que trata deste tema com uma delicadeza, uma sutileza, uma tristeza (sic) devastadoras. “O meu lábio não diz, o meu gesto não faz, sinto o peito vazio e ainda assim farto…!” Não me pergunte porque disso agora. Ou se é assim que me sinto. Ou se existe motivo. A tristeza, às vezes, dispensa motivos. Ela apenas acontece, surge quem sabe de onde, do nada, sem nada, de um antes, de algo que ainda virá e a gente apenas pressente (Devo citar que quem mostrou essa música foi o Lunaé Parracho, numa situação que, se não parecia triste, se tornaria em algum momento seguinte, como se tornou).

https://www.youtube.com/watch?v=4JLhfB8tFlA&feature=player_detailpage

 

Sobre fernandoparracho

Jornalista com mais de 30 anos de experiência, fazendo uma transição para a vida rural. 🌱🏞️ Mas ainda atuando na comunicação, criação de roteiros e textos de vídeos, gravação de reportagens, produção de vídeos institucionais, materiais de divulgação, locução, apresentação de eventos e congressos.
Esse post foi publicado em "Time and a word", Trilho sonoro, Um tempo, um lugar e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s