Falar de Poty

Katia Velo, João Lazzarotto e Jorge Narozniak no estúdio da ótv

Uma conversa sobre Napoleon Potyguara Lazzarotto, ou simplesmente Poty Lazzarotto, artista plástico paranaense que marcou o traço na arte e na cultura do Brasil. A artista plástica e professora de arte Katia Velo, o irmão de Poty, João Geraldo Lazzarotto e o sempre companheiro, o jornalista Jorge Narozniak contam histórias curiosas do ilustrador de obras literárias, com gravuras de estilo inconfundível, painelista fantástico, que tem em Curitiba uma galeria de arte a céu aberto, com seus impressionantes e gigantescos trabalhos. Conhecer Poty é embarcar numa aventura na história e na arte do Paraná e do Brasil. Curiosamente, parte do acervo de Poty doada à Prefeitura de Curitiba para ser exposta permanentemente no Espaço Cultural do Portão, está encaixotada. O local, recém reformado, poderia abrigar estes trabalhos e servir para ensinar às crianças, alunos de escolas públicas que visitam o Espaço, sobre a vida, a obra e a importância deste artista. Dentro das caixas, este tesouro provavelmente vai mofar e apodrecer, triste destino de boa parte de nosso patrimônio cultural que cai na mão dos “administradores” públicos.

No programa Passado e Presente, terça-feira, 14/8, às 21h30 na Otv, canal 11 da Net Curitiba. Veja horário das reprises ou a íntegra do programa no site: http://www.otv.tv.br/programa/passado-e-presente/

Sobre fernandoparracho

Jornalista com mais de 30 anos de experiência, fazendo uma transição para a vida rural. 🌱🏞️ Mas ainda atuando na comunicação, criação de roteiros e textos de vídeos, gravação de reportagens, produção de vídeos institucionais, materiais de divulgação, locução, apresentação de eventos e congressos.
Esse post foi publicado em "Time and a word", Um tempo, um lugar e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Falar de Poty

  1. Katia Velo disse:

    Ouvir sobre Poty através das palavras do irmão João Lazzarotto é uma oportunidade singular. Poty Lazzarotto é um ícone da Arte paranaense. Precisamos, obrigatoriamente, encontrar uma solução adequada e rápida para que seus trabalhos sejam expostos no Espaço Cultural do Portão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s