Deixem o vampiro em paz

Da esq.: o jornalista Jorge Narozniak, o diretor do Museu Guido Viaro, Constantino Viaro e o professor de literatura da UFPR, Paulo Venturelli.

Os quatro “rapazes” aí da foto conversam sobre Dalton Trevisan. O escritor curitibano laureado nesta segunda-feira, 21 de maio, com o Prêmio Camões, o mais importante para autores de língua portuguesa. Constantino, amigo íntimo de Dalton e o professor Venturelli, profundo conhecedor da obra do escritor, contam boas histórias sobre o homem que ganhou o apelido “Vampiro de Curitiba”, uma alusão ao livro com o mesmo nome. Um escritor arredio, que detesta entrevistas, holofotes e até mesmo homenagens, mas entre amigos, se revela um camarada bem humorado e de boa conversa. Respeitando o jeitão recluso do escritor de “Vozes do Retrato – Quinze Histórias de Mentiras e Verdades” (1998), “O Maníaco do Olho Verde” (2008), “Violetas e Pavões” (2009), “Desgracida” (2010) e “O Anão e a Ninfeta” (2011),  só pra citar obras recentes, é preciso reconhecer que ele, apesar de famoso, tem todo o direito à privacidade. Vamos deixar o solitário em paz, em seus 86 anos de intensa dedicação à literatura. Sem entrevistas, abordagens indiscretas, bate-papos com estranhos, as lentes das câmeras e os microfones afoitos. Deixem o Dalton quieto, na tranquilidade da sua reclusão.

Quem quiser conhecer um pouco da obra e da personalidade do escritor, considerado por alguns o maior contista vivo da língua portuguesa, veja hoje o Programa Passado & Presente, da Ótv, que vai ao ar às 21h30, no canal 11 da NET Curitiba. Ou entre no site: www.otv.tv.br

Sobre fernandoparracho

Jornalista com mais de 30 anos de experiência, fazendo uma transição para a vida rural. 🌱🏞️ Mas ainda atuando na comunicação, criação de roteiros e textos de vídeos, gravação de reportagens, produção de vídeos institucionais, materiais de divulgação, locução, apresentação de eventos e congressos.
Esse post foi publicado em "Time and a word", Um tempo, um lugar e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s